O IGRP (Integrated Goverment Resource Planning) tem a ambição de se posicionar como um produto inovador que disponibiliza um pacote integrado de soluções para a Governação. Vocacionado para uma abordagem Holística da Administração Como consequência dessa visão holística, assenta toda a sua lógica no princípio de "Write Once, Read Many", ou seja as informações não são duplicadas dentro da Administração e podem ser acedidas entre departamentos.

O IGRP promove igualmente instrumentos que promovem uma enorme colaboração entre sectores independentemente da sua natureza. Existe um leque de produtos que compõe o IGRP que vão desde a Gestão Financeira até à Saúde, passando por sectores como a Justiça, Gestão Eleitoral, Registos e Notariado, Municípios, Educação, entre outros. Surge com a necessidade do NOSI melhorar os seus produtos dando-lhes uma visão mais integrada e melhorando a sua imagem gráfica. Com o processo de internacionalização do NOSI, torna-se crítico que os produtos do NOSI possam todos ser identificados com a nossa marca.

IGRP é uma aplicação web desenvolvida pelo NOSi para integrar e planear todos os recursos de um governo. A semelhança dos ERPs[1] também poder ser vista de uma forma funcional e modular:  finanças, educação, registo civil e módulos transversais como auditoria, monitorização etc.

A ideia é permitir ter várias aplicações (do estado) dentro do mesmo espaço e de forma integrada a cooperarem entre si. A partir de uma entrada única (Single-Signon- Figura 1), permitirá aos utilizadores terem acesso aos módulos que têm permissões Figura 2.

 
ARQUITETURA IGRP
Picture1.png
 

O IGRP foi desenvolvido de acordo com a arquitectura MVC (Model-View-Controller) de forma a ter uma separação clara entre a Interface com o utilizador e os dados.

A interface (View) é toda ela desenhada para basendo em XML e utilizando o XSLT para transformar o XML em HTML. Ou seja o controller envia apenas o par (XML, XSLT) para o browser que automaticamente gera o HTML.

O Model é desenvolvido utilizando o PL-SQL e o Controller contem os mecanismos necessários para enviar o para (XML, XSLT) para o Interface.

arquitetura.png

 

 
© 2017, Núcleo Operacional da Sociedade de informação -Todos os direitos reservados.